- Você sabe que, para uma pessoa conseguir parar de fumar, são necessárias de quatro a oito tentativas (em média)?
- Que, a cada ano, quase metade dos fumantes vão conseguir parar de fumar por somente um dia, e somente de 2 a 3% conseguirão realmente abandonar o cigarro?
- Não é fácil parar, não é simples. E dificilmente se consegue na primeira tentativa (isso é importante que seja dito. É uma verdade que vale como incentivo). E nesse processo de tratamento, não esqueça que as recaídas fazem parte. Não desista.
- A relação com o cigarro é extremamente individual (o que ele representa, de que forma ele entrou e se manteve na sua vida). Por isso, não se compare com outras pessoas.
- O tratamento também segue esta regra: baseia-se em um modelo de intervenção centrado na mudança dos comportamentos e das crenças que levam uma pessoa a lidar com determinadas situações. - O que me faz acender um cigarro? Quais os “gatilhos” para estar com um cigarro na mão? - Essa abordagem busca a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar. Ao defini-las, o médico organiza a melhor estratégia para que você possa enfrentá-las. Dessa forma, o que se procura é a cessação do tabagismo e a prevenção de recaídas. - O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo: é um apoio que minimiza os sintomas da síndrome de abstinência. Os resultados de meta-análises indicam que, ao se associar a intervenção dentro do consultório (a abordagem acima) com o uso de medicamentos, tem-se resultados melhores quanto ao abandono do tabaco. Isto é, as taxas de abandono são superiores com a terapia associada em relação ao uso de somente uma das abordagens (por exemplo, somente começar uma medicação sem o apoio periódico). - A definição do que será indicado -inclusive se há necessidade de alguma medicação- depende de uma avaliação detalhada no início do processo do tratamento. - Este é o nosso papel. Profissionais de saúde capacitados para este tratamento, seguindo o modelo preconizado pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo/Ministério da Saúde.
- Quer saber mais? www.aeramedicina.com.br - Marque seu horário: (51) 3228.2789 (51) 99258.3154
Comments