A cepa que pegou o Brasil de surpresa no início do ano (H3N2 - Darwin) faz parte das cepas que compõem a vacina de 2022 (e que não estava presente na vacina da gripe de 2021. Nessa vacina, a cepa era Hong Kong).
Na prática, isso significa que mesmo que você tenha se vacinado no final de 2021 para a gripe, deve se vacinar novamente em 2022.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS VACINAS TRIVALENTE E TETRAVALENTE?
Primeiramente, a vacina da gripe é INATIVADA, portanto, não tem a capacidade de causar a doença.
Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza a vigilância nos hemisférios Norte e Sul.
As cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha e, por isso, as vacinas contêm traços de proteínas do ovo.
Quando a apresentação é monodose, ou seja, em seringas prontas com doses individuais, a vacina não contém conservantes. Já a apresentação multidose, como acontece com outras vacinas, contém timerosal (derivado do mercúrio) como conservante.
Elas podem conter traços de formaldeído e antibióticos (geralmente gentamicina ou neomicina), os quais são utilizados durante a fabricação para prevenir contaminação por germes.
Trivalente:
Composta por 2 cepas do Influenza tipo A (H1N1, H3N2) e uma cepa Tipo B (Victoria) e disponível na rede pública para os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.
Tetravalente:
Inclui as mesmas da vacina trivalente + uma segunda cepa tipo B (Yamagata), oferecida na rede privada.
Nos serviços privados de vacinação, as vacinas trivalente e quadrivalente estão disponíveis para pessoas a partir de 6 meses, sem restrições de idade.
A trivalente tem uma eficácia muito boa, pois contempla as variantes mais prevalentes.
No âmbito individual, é possível se obter proteção extra investindo na dose com quatro cepas, o que se torna interessante caso você faça parte do grupo de risco ou convive com pessoas que fazem parte.
Indpendente da composição, a recomendação segue sendo:
Para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.
Comments