Um exemplo de bactéria que frequentemente causa doença nas pessoas com doenças crônicas- pulmonares, cardíacas ou hepáticas- é o Pneumococo (Streptococcus pneumoniae), envolvido frequentemente em otite média aguda (OMA), sinusites, pneumonias e meningites. Também em maior risco estão os indivíduos transplantados que usam imunossupressores (medicações que diminuem a imunidade), os portadores de imunodeficiências (ex. AIDS), tabagistas, alcoolistas, indivíduos que não têm baço/asplenia (órgão abdominal), diabéticos, portadores de anemia falciforme, de mieloma múltiplo, Doença de Hodkgin e de síndrome nefrótica (perda de proteínas pela urina de forma acentuada). Indivíduos sem doenças acima de 65 anos também entram na lista de indicação desta vacina!
Há duas vacinas para esta bactéria (contra o Pneumococo):
1) A vacina Pneumo 23 (VPP23) oferece proteção contra os responsáveis por cerca de 80- 90% dos casos de infecções pneumocócicas graves/invasivas e essa proteção se mantém ativa por aproximadamente 5 anos. Assim, se orienta a revacinação somente após esse período.
2) A Vacina Pneumo 13 (VPC13) tem efeito duradouro. Não precisa revacinar!
As vacinas se complementam (não têm exatamente os mesmos constituintes).
ORIENTADAS PARA QUEM?
# Adultos (acima de 19 anos) portadores de comorbidades (acima descritas): recomenda-se a vacinação com as duas
(VPC13 e VPP23).
# Indivíduos com mais de 60 anos: recomenda-se a vacinação rotineira comVPC13, seguida, após dois meses, de VPP23.
...Mas já fiz a vacina Pneumo23!!! Então, aguarde um ano para vacinar-se com a Pneumo13, se tem indicação.
Converse com o seu médico e esclareça suas dúvidas sobre as vacinas!
Fontes: Sociedades Brasileiras de Pneumologia/SBPT, de Imunologia/SBIm e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/SBGG.
Consulte o seu médico: o uso de qualquer medicamento deve ser indicado somente por ele.
Comments