🧬A sequência genética do SARS-CoV-2 foi publicada em 11 de janeiro de 2020, desencadeando uma intensa atividade global para desenvolver uma vacina.
⠀
💉O impacto da pandemia impulsionou a avaliação das plataformas de tecnologias para vacinas com uma rapidez sem precedentes.
⠀
🧪⚗Isso representa uma alteração na trajetória de desenvolvimento das vacinas de forma geral, o que tradicionalmente levava em média uns 10 anos (5 para Ebola, 4 para cachumba, e que foram desenvolvidas com cronogramas acelerados).
⠀⠀
📊Consequentemente, há necessidade de adaptações, fases, processos e capacidade de fabricação em escala.
⠀⠀
💉Entre as candidatas, 72% estão sendo desenvolvidas pelo setor privado/indústria, com as restantes (28%) sendo lideradas por acadêmicos, setor público e outras organizações sem fins lucrativos.
⠀
🧬Estudos sugerem que o SARS-CoV-2 é bastante semelhante ao SARS-CoV, com informações que poderiam ser aproveitadas no auxílio da vacina específica.
⠀
⏳Independente do desenvolvedor, a vacina deve ser submetida a todos os diferentes ensaios e testes antes de ser homologada.
⠀
🎯Para qualquer vacina destinada a gerar imunidade mediada por anticorpos, é essencial a entrega de uma proteína com a conformação correta, precisa, tendo SEMPRE a segurança como um objetivo primário.
⠀
🌐Quer conferir o cenário global atualizado das vacinas candidatas? a OMS lista periodicamente a situação.
⠀
-https://www.who.int/ictrp/search/en/
⠀
-Nature Reviews Drug Discovery 19, 305-306 (2020).
⠀
-Rapid COVID-19 vaccine development: Barney S. Graham. Science, 29 May 2020: Vol 368.
⠀
ความคิดเห็น