- A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde: em torno de 1,5 milhões de pessoas morrem por ano e mais de 10 milhões se infectam.
- Lembre-se: é uma doença tratável e que, através da vacinação, pode prevenir formas graves.
-BCG: primeira vacina obrigatória (ao nascer) e em dose única, MESMO que não apareça a cicatriz vacinal (marquinha no braço direito).
- A revacinação ou "reforço" em crianças que não desenvolveram essa cicatriz deixou de ser recomendada em 2019, pois a ausência da cicatriz não é indicativa de falta de proteção.
- Na maioria das vezes, haverá essa reação no local da aplicação com posterior formação de cicatriz (com até 1 cm de diâmetro).
- É importante não colocar produtos, medicamentos ou curativos, pois trata-se de uma resposta esperada e normal à vacina e pode se prolongar por semanas (começa com uma mancha vermelha elevada no local da aplicação, evolui para pequena úlcera, que produz secreção até que vai cicatrizando).
- A revacinação com BCG também não deve ser realizada em casos onde o teste tuberculínico (PPD/Reação de Mantoux) ou o teste de IGRA (interferon gama release assay – IGRA) forem negativos.
-A vacina BCG permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).
-01/julho- Dia da vacina BCG