top of page

Por que crianças e idosos são mais vulneráveis a formas graves de pneumonias?






A pneumonia é uma condição respiratória 🫁 que pode acometer pessoas de todas as idades, mas crianças e idosos são mais propensos às formas graves da doença.



🔍 Dados da Unicef apontam que pneumonia grave afeta 4,2 milhões de crianças todos os anos, com mais de 800 mil óbitos em crianças menores de 5 anos.



🔎 Dados trazidos pelo Sistema Único de Saúde apontam a pneumonia como principal caso dos 272 mil casos de internações e mais de 71 mil mortes por ano de pessoas com mais de 60 anos por doenças pneumocócicas.



🫁A maior vulnerabilidade desse grupo está relacionada:




▫ ao sistema Imunológico:


Enquanto o sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento, o que as torna menos capazes de responder rapidamente a patógenos, o sistema imunológico dos idosos tende a se tornar menos eficiente para combater infecções.


▫ a condições de saúde que podem aumentar o risco de pneumonia em idosos, como DPOC, problemas cardíacos ou diabetes – condições podem dificultar a recuperação de infecções respiratórias. Já as crianças tendem a ter mais infecções respiratórias virais, que podem predispor a pneumonia bacteriana secundária.



💉 A falta de vacinação também é um agravante na resistência de crianças e idosos a pneumonia grave. Existem vacinas para crianças (VPC13), para idosos e pessoas com condições médicas crônicas (VPP23), bem como para crianças abaixo dos 5 anos e acima dos 60 anos (VPC15).

Comments


bottom of page