🔵Você já deve ter percebido como a grande maioria dos brasileiros possui uma marquinha no braço direito. Essa é a cicatriz da Vacina BCG.
🔵 Ela é uma das primeiras vacinas que os recém-nascidos recebem. Protege contra formas graves da tuberculose (como meningite tuberculosa e tuberculose miliar) além de reduzir riscos de outras doenças.
🔵É composta pelo bacilo de Calmette-Guérin – origem do nome BCG – obtido pela atenuação (enfraquecimento) de uma das bactérias que causam a tuberculose. Completam sua composição o glutamato de sódio e a solução fisiológica (soro a 0,9%).
🔵 No Brasil, ela começou a ser usada em 1927 e a cepa utilizada é chamada de BCG Moreau. A partir de 1968, passou a ser aplicada, por convenção, no braço direito em dose única/intradérmica (antes, era via oral).
🔵 Apesar da vacina BCG ter sido criada com a finalidade de proteger contra a tuberculose, estudos também mostram que a vacina oferece proteção contra a hanseníase (lepra).
🔵 A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes dos 5 anos completos.
🔵 Também indicada para pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).
🔵 Contraindicada para:
1) Pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação.
2) Prematuros, até que atinjam 2 kg de peso.
🔵 Na maioria das vezes, haverá uma reação no local da aplicação de até 1 cm de diâmetro com posterior formação de cicatriz (pode levar de 3 a 6 meses, começando com uma mancha vermelha, uma úlcera que produz secreção até que cicatriza). É uma reação natural do corpo à bactéria que está presente de forma controlada/atenuada na vacina para gerar a imunização.
ISSO É ESPERADO!
🔵 É importante não colocar produtos, medicamentos ou curativos, pois trata-se de uma resposta esperada e normal à vacina.
🔵 A revacinação de crianças que não desenvolveram cicatriz deixou de ser recomendada pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2019.
🔵 A vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).
🔵 Nem todos possuem a marquinha no braço. É eficaz mesmo quando não há vestígios da cicatrização (OMS).
🔵Curiosidade: a marca só fica quando se usa agulhas tradicionais na aplicação. Se for feita com microagulha ("carimbo"), a criança fica sem a marca.
🔵 No Brasil, o uso desse aplicador é de apenas 3,1%. Já no Japão, 100% das aplicações são feitas com ele.