top of page

Corticoides: o que são, riscos e curiosidades


🔵 Os corticoides sao medicamentos amplamente utilizados (também conhecidos como corticosteroides) para tratar diversas condições inflamatórias e autoimunes. São derivados do cortisol, hormônio produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais, e desempenham um papel importante na resposta do corpo ao estresse, além de regular inflamações e o sistema imunológico (ação anti-inflamatória e imunossupressora).


🔵 Os corticosteroides são os medicamentos mais potentes disponíveis para reduzir inflamação.


🔵São úteis e muito utilizados em inúmeras situações, incluindo doenças reumatológicas, articulares, neurológicas, dermatológicas, intestinais, na insuficiência adrenal, otorrinolaringológicas, respiratórias, no tratamento de alguns tipos de câncer...


🔵 Eles podem ser administrados sob variadas formas (venosa, oral, inalados, intramuscular, intra-articular, tópicos). As indicações e tempo de uso variam conforme as doenças/contextos.


🔵 Embora sejam eficazes no controle de várias condições, o uso prolongado ou inadequado de corticoides pode trazer riscos como ganho de peso, osteoporose, hiperglicemia, alteração de humor, HAS, catarata...


🔵 Na pneumologia, o uso inalatório é o principal meio de administração de corticoides (através de dispositivos como bombinhas).


🔵 Entretanto, em crises especialmente de asma e DPOC, podem ser prescritos pela via oral por poucos dias.


🔵 O uso sem a orientação médica aumenta o risco dos efeitos adversos acima, bem como outros.


🔵 Mais ainda: caso você venha usando há muito tempo, não pare de forma abrupta. Busque orientação médica para fazer a retirada dessa medicação. O uso consciente de corticoides é essencial para equilibrar os benefícios do tratamento com os possíveis riscos!




Comments


bottom of page